quarta-feira, 19 de julho de 2017

Minha experiência para tirar o visto

Bom, como todo mundo sabe, precisamos de um visto para poder entrar em um determinado país, e como eu não vou fazer uma viagem a lazer e sim para estudos, precisei tirar um visto especifico para isso, o visto de estudante. Hoje vou contar para vocês um pouco da minha experiência para tirar esse documento.
Foram dois dias para tirar o visto, no primeiro dia, só tive que tirar a foto e como sou uma pessoa esperançosa, eu realmente achei que a minha foto iria ficar agradável, até fiz a sobrancelha para isso gente, porém não foi o que aconteceu, A FOTO FICOU PÉSSIMA!!! Ainda bem que não é uma foto para o resto da vida.
Dica: para os pais que vão levar os seus filhos para tirar a foto, parem o carro na rua, pois, vai demorar no máximo dez minutos e vocês vão acabar pagando muito caro em um estacionamento por um tempo tão curto.
Estejam preparados para o segundo dia, pois, demora bem mais do que o primeiro. Foram umas duas horas na fila, marquem o dia da entrevista em um dia livre, para não perder nenhum compromisso, por conta da demora. Eu tinha um horário para chegar no local e eu cheguei bem em cima da hora, porém foi uma coisa boa, pois se eu tivesse chegado uma hora mais cedo, eu teria que ficar esperando sentada em um banco até chamarem o meu horário.
Esperei em duas filas até ser a minha vez de fazer a entrevista e durante a espera na segunda fila eu estava surtando, pois, os entrevistadores conversavam em inglês. Ok, eu sei o que vocês devem estar pensando, como alguém que está indo ficar 6 meses no EUA estava surtando por conversar em inglês com um entrevistador, gente é simples, parecia que eu estava indo fazer uma prova oral e provas me deixam nervosa. Então meu pai teve uma brilhante ideia, ele me disse que se eu chegasse falando “BOM DIA!!” a entrevistadora iria falar normalmente em português comigo, eu tentei a ideia, funcionou? Não. A moça começou conversando em português, porém no início da conversa ela perguntou se eu falava inglês, e depois que eu respondi sim, ela decidiu que era hora de mudar para o inglês. Foi uma entrevista muito tranquila, fiquei impressionada que consegui me virar muito bem, muito melhor do que imaginava, e foi nessa hora, juro para vocês, que percebi que estava preparada para ficar 6 meses nos Estados Unidos.
Sobre as perguntas da entrevista, ela perguntou coisas muito básicas, do tipo: meu ano escolar, o que eu vou fazer nos Estados Unidos, se eu tenho família morando fora e muitas outras coisas. Uma coisa que eu fiquei muito preocupada é que como vocês sabem, eu não tinha e continuo não tendo a cidade que eu vou ficar, e eu tinha medo dela perguntar isso e dar alguma coisa de errado e eu não conseguir tirar o visto, porém a minha agência me indicou um endereço para preencher o formulário que precisa para tirar o visto e na hora a entrevistadora perguntou se esse endereço era o certo que eu iria ficar ou era apenas um indicado pela agência, então eles estão mais que acostumados a receber casos sem destino como o meu, não surtem por antecedência como fiz. Gente, uma coisa importante, ela vai perguntar sobre os seus planos para o futuro, e não importa se o seu plano é, por exemplo, terminar a escola e tentar entrar em uma faculdade no EUA, apenas diga que você pretende fazer faculdade no Brasil, qualquer tipo de coisa para ela acreditar que você não quer construir uma vida nos Estados Unidos, pois, como nós sabemos, eles não querem estrangeiros morando no país deles, então se eles perceberem que você pretende viver lá, eles vão negar o seu visto. Mais uma coisa muito importante, eles vão pedir um comprovante da pessoa que vai bancar a sua estadia durante o programa de intercâmbio, o meu pai levou o holerite e deu certo, mas não esqueçam de levar!! Uma coisa que eu já ia me esquecendo, quando os meus pais marcaram a forma que eles iriam querer para retirar o passaporte com o visto, tinham duas opções: retirar no local ou receber por correio, eles escolheram receber por correio, uma moça que trabalha no procedimento do visto, nos alertou que era mais seguro retirar no local, então apenas avisando isso para vocês.  
Então foi isso gente, a minha experiência para tirar o visto, não se estressem por conta disso, é uma coisa muito tranquila de ser feita e eu achei que iria demorar dias para sair o meu visto, porém dois dias depois eles me mandaram um e-mail dizendo que já poderia retira-lo no local. Gente, se vocês tiverem medo da entrevista como eu, apenas entendam que errar é natural e isso não é uma prova oral, não vale nota, o entrevistador não vai te julgar se você errar um verbo no passado ou coisa do tipo, tomem isso como uma auto avaliação para perceber se você se sente preparado.


XOXO, Bruna Galati


4 comentários:

  1. muito bom!! você é muito boa nissoo 💙💙💙💙

    ResponderExcluir
  2. muito bom!! você é muito boa nissoo 💙💙💙💙

    ResponderExcluir
  3. Sua escrita é incrível!!! Quero mais posts ❤️

    ResponderExcluir
  4. Bruna, princesa minha! Estou muito feliz por vc e sinto-me orgulhosa por sua iniciativa em montar esse blog que esclarece, desmistifica e tranquliza. Bjos!

    ResponderExcluir