quarta-feira, 12 de julho de 2017

O que é Application???


Gente, a vida de intercambista não é fácil não.  Acho que a coisa que mais me deixou louca foi a tão inesperada “Application”. Inesperada para mim, pois eu não tinha ideia de que teria que fazer isso. Quem está no procedimento para ir para um intercâmbio sabe o quão chato é preencher os documentos e a correria que é para acabar logo.

Bom, se você não sabe ou tem dúvidas do que eu estou falando, continue lendo.
A Application é um documento muito importante para o processo do seu intercâmbio, lá você vai dar todas informações necessárias para a associação achar a família certa para você, ou muitas vezes a família te escolhe através dela. Antes que eu esqueça de falar, nós temos um prazo para entregar, um mês cravado. E adivinha quem não conseguiu entregar no prazo???? Isso mesmo, euzinha, e ainda me deram outra chance e eu entreguei fora da data que tinham me dado. (HAHAHHA NÃO SEJAM IGUAL A MIM!!) A Application é dividida por partes, informações pessoais e familiares, informações escolares, informações médicas, recomendação de um professor, as cartas (sua e dos seus pais). Faz quase um ano que eu preenchi a minha Application, então vou tentar lembrar a sequência:::

  • A Application começa com os principais e mais básicos dados sobre você e seus pais, nomes completos, telefones, data de nascimento e pergunta se você tem irmãos, se sim, qual o nome, o sexo e a idade. Em seguida, tem uma lista enorme com esportes e atividades, para você escolher o que gostaria de fazer, basicamente para saber mais sobre os seus hobbies e interesses, e tem uma parte que você pode colocar até 10 fotos suas, com seus amigos, familiares, animais, enfim, fotos da sua preferência.
  • “Student Letter” é a Carta do Estudante, ou Carta para a Host Family, aonde você escreve tudo o que achar necessário sua futura família saber, seus interesses, sua rotina, e coisas do tipo. Ainda falando sobre cartas, os seus pais precisam escrever uma também, basicamente são os mesmos assuntos, eles agradecem a família por ter escolhido a filha deles, depois eles falam um pouco sobre você, a sua rotina e seus hobbies e a rotina familiar, porém, caso os seus pais não saibam inglês, você pode escrever por eles e ninguém saberá. Mas não se preocupe, se você não tiver a mínima ideia de como fazer a estrutura da carta, a sua agência pode te mostrar um modelo.
  •  Transcript of Grades” que é basicamente o seu histórico escolar, eu tive que escrever as notas dos meus 3 últimos anos, e precisei “traduzir”, ou seja, de 0 a 10 viram de F a A+.
  •  “Interview Report” essa parte quem vai preencher é alguém da sua agência. Eu tive que fazer uma prova oral e tudo mais, pensa numa pessoa nervosa, porém deu tudo certo e me avaliaram com um comentário ótimo. Nessa parte, eles analisam o seu nível de conversação e como eles acham que você vai se sair no intercâmbio, pelo que eu me lembre.
  • “Teacher's Recommendation” nessa parte, você terá que escolher um dos seus professores que tenha algum contato com você (te conheça bem) e fale inglês para preencher e escrever uma carta de recomendação sobre você. Bom, eu preferi nem arriscar de pedir para algum professor da minha escola, então, pedi para a minha professora particular de inglês, ela foi a melhor pessoa para preencher essa parte, até me avaliou antes para responder, mas ai, foi decisão dela fazer isso.
  • “Medical Record” é a pior parte e a mais difícil, nas primeiras páginas é só assinalar as doenças que você tem, ou não, depois você precisa preencher coisas do tipo: “quanto mede a sua pressão quando você está deitado, sentado e de pé”, coisas que você só consegue responder com um médico junto e precisa da assinatura do doutor no final. Depois, você precisa ir atrás de um hospital que tenha o exame de tuberculose e que saia com os resultados em inglês. O hospital que eu fiz o exame, foi o Hospital Samaritano e eu só precisei pedir para imprimirem os resultados em inglês, eles fizeram numa boa. E uma coisa que eu já ia esquecendo, sua carteirinha de vacinação precisa estar com todas as vacinas obrigatórias para poder viajar, eu precisei tomar 3 vacinas que estavam faltando.


Esses são todos os tópicos necessários para você entender como funciona uma Application, até que não é a coisa mais impossível do mundo, nós precisamos nos organizar e não deixas as coisas para a última hora, só a parte da documentação médica e as vacinas que é mais chatinho. Precisamos ter atenção na hora de preencher os documentos, lembrando que é tudo em inglês, isso inclui colocar as datas na forma dos americanos mês/dia/ano, endereços também, e não esqueçam do DDD na hora de preencher o telefone.
Vou dar algumas dicas minhas...


  • Quando vocês tiverem fechado o intercâmbio, sem ter recebido as ordens para preencher a Application, já avisem a sua escola, pois ela pode ser como a minha e enrolar na hora de entregar os papeis necessários, a diretora ou pessoa responsável na sua escola vai precisar assinar algumas coisas, então já deixe ela ciente disso, assim quando você entregar a parte dela, ela saberá o que fazer.
  •  Não tenha medo de irritar a sua agente, o trabalho dela é te auxiliar na hora de responder a Application, eu ligava quase toda hora para tirar as minhas dúvidas, é melhor fazer tudo certo, do que precisar refazer depois né??
  •  Na hora de escolher as 10 fotos, não coloque fotos de biquíni, com bebidas, com decotes ou beijando alguém. Qualquer tipo de foto que não passe uma boa impressão. E gente, em hipótese alguma fale que você namora, pois, as famílias dizem que pessoas que namoram, surtam durante o intercâmbio e deixam eles com dores de cabeça, e então, fica mais difícil para uma família te escolher. Embaixo da foto você precisa escrever uma breve frase, descrevendo ela, por exemplo: na foto tem você e seu gatinho, você escreve embaixo “Eu e meu gato”, bem básico mesmo, então se você quiser colocar uma foto com o seu namorado(a), escreva que é o seu amigo.
  • Seja sincero, não minta sobre você, a Application é uma forma das famílias te conhecerem e escolherem você pelas coisas em comum que vocês têm. Fale a verdade e aumente as chances de pegar uma família boa e que combine com você.
  • Caso sua Application não seja aceita de primeira, não surte, isso é normal!! Aconteceu comigo duas vezes, pois eu tinha errado na hora de preencher algumas coisas. MAS COMO EU VOU SABER QUE A MINHA APPLICATION NÃO FOI ACEITA????? Sua Application vai “voltar” para a agência, eles vão ver qual foi o erro, vão te ligar e você só terá que concertar.
  • Antes de entregar a Application, revise tudo!! 
 Então é isso gente, espero que eu tenha ajudado um pouco e relaxem que vai dar tudo certo com a Application de vocês, apesar das coisas difíceis de preencher, é uma coisa gostosa de fazer e nos deixa mais ansiosos para o intercâmbio!!


XOXO, Bruna Galati



Nenhum comentário:

Postar um comentário