quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Natal nos Estados Unidos

Finalmente estou tendo um tempo para sentar e escrever sobre os dois dias mais esperados pelos americanos e não poderia faltar um post exclusivo para falar sobre isso, já que é tão importante para eles.

Vou começar dizendo que os preparativos para o natal nos Estados Unidos são levados muito a sério, quando se trata de decoração os americanos não brincam não. E eles começam a decorar as suas casas assim que desmontam as coisas do Halloween, ou seja, podemos perceber que eles são um pouco ansiosos para o Natal chegar. No final de outubro nós já podemos notar algumas luzinhas de natal sendo acendidas pela vizinhança.

Eu sei que no Brasil existem muitos lugares com árvores ao redor e as pessoas acabam decorando as mesmas ou até mesmo colocando luzes na parte de fora dos prédios, na verdade nunca fui muito atrás para ver decorações em São Paulo, pois todas as vezes que fui na Paulista para ver a decoração natalina não tinha muito o que ver, foram no máximo uns quatro prédios que entraram de cabeça no espírito natalino, então não sou uma boa pessoa para julgar se as pessoas de São Paulo se empolgam com o natal o não. Mas posso garantir que aqui nos Estados Unidos é uma coisa fora do normal e mágico, não tem um lugar que não esteja todo preparado para o natal e acaba deixando você de boca aberta, me arrisco a dizer que muitas vezes faz você acreditar que essa coisa de Papai Noel existe de tão bonito que é.

Muitos dias antes minha Host mom levou a Giulia e eu para visitar uma casa de pessoas muito ricas, e bota rica nisso, apenas para ver o que eles compraram para decorar a casa deles para o natal e aparentemente isso é uma coisa muito tradicional em Wisconsin e o mais legal é que o dinheiro arrecadado foi doado para uma instituição de caridade.

Os americanos acabam andando passos na frente dos brasileiros na decoração por conta do fato de tudo ser muito barato aqui. Ok, posso confirmar que eles gastam bastante dinheiro, com coisas infláveis, neve falsa, luzes, até projetores eles compram, porém não seria a mesma coisa que comprar esse tipo de decoração no Brasil. Fiquei impressionada quando fui comprar luzinhas para botar no meu quarto e paguei menos de três dólares e é de uma qualidade muito boa e tem uma medida bacana, daria para decorar uma árvore de tamanho médio.

Mas eles não exageram apenas nas decorações, eles exageram em tudo quando se trata de natal. Os filmes natalinos que a gente não suporta ver na Globo, eles começam a assistir desde setembro, as músicas natalinas que nunca escutei no natal, eles escutam durante semanas antes do grande dia, quando chega dezembro os suéteres bregas que nunca pensaríamos em usar começam a ser usados por aqui e você não pode fazer piada da pessoa, pois é o mês do natal e o errado é você de não estar usando e no último dia de aula antes do feriado todos os alunos aparecem usando coisas de natal e acredito que só eu e a Giulia não estávamos usando alguma coisa, então vocês conseguem perceber como os americanos amam o natal, não é mesmo?? E uma outra coisa interessante é que quando o grupo de amigos é muito unido, eles decidem fazer um amigo secreto e abrem os presentes durante o almoço na escola, achei super legal e vou insistir no próximo natal para os meus amigos fazerem o mesmo.

Pulando para a parte sobre as tradições natalinas aqui na América, como em muitos posts eu sempre digo: “As tradições variam de família em família”, então não esperem que se um dia vocês vierem fazer um intercâmbio e ficarem para o natal as coisas vão fluir exatamente do mesmo jeito, pois obviamente não vão.

Bom, viajei para a Califórnia para passar o meu natal e ano novo aqui, e eu achando que finalmente iria ter neve no natal como nos filmes. Decidimos vir para cá, pois o filho da Ro mora aqui e nada mais incrível do que passar esse feriado especial com a sua família. Na véspera todos se reuniram em uma casa de algum familiar, (essa família é enorme, no momento não recordo o nome da maioria deles) comemos e muito. Infelizmente não escutei piadas de “É pavê ou para comer?” ou pessoas reclamando sobre a uva passa no arroz, isso fez falta para o meu natal estar completo, porém tinham muitas coisas gostosas e diferentes, que normalmente não tem na véspera de natal na minha casa. Comemos um arroz bem básico com coisas misturadas no meio, como linguiça, camarão e alguns legumes e é claro tinha a versão vegetariana com apenas legumes, batata no forno, e tinha uma torta muito boa de carne e outros aperitivos, porém senti falta do tender gostozinho da minha avó, e peru também, eles deixam o peru exclusivamente para o Thanksgiving.

Na hora de abrir os presentes é uma loucura, todos reunidos na sala e sempre tem uma pessoa no comando que vai pegando um presente aleatoriamente e entregando para a pessoa destinada e todos ficam em silêncio esperando a pessoa abrir e ter uma reação, e é claro que bate aquela pressão de qual cara você vai fazer caso não goste do presente. O que eu percebi é que os americanos adoram dar presentes que não fazem sentido algum e normalmente baratos, só para zoar a pessoa e depois eles acabam dando um segundo presente que na verdade é o real presente. E normalmente eles não esperam até meia noite, por conta do fato de algumas pessoas morarem longe e precisarem ir embora cedo e etc..

No real dia natalino, nós fomos para a casa do filho da Ro e eu conheci a melhor tradição desse mundo, que vou levar para minha casa no Brasil. Bom, muitos de vocês já devem ter visto nos filmes que as crianças tem uma meia pendurada em algum canto da casa e o Papai Noel coloca um presente incrível dentro dela, quando não coloca embaixo da árvore, então, isso realmente acontece, todos os familiares ganham uma meia com várias coisas, porém são coisas aleatórias e baratinhas só para fazerem você achar graça, como por exemplo: Lixa de unha, batom de cacau, chocolates, esponja para lavar o corpo, chiclete, lenço de papel, entre outros. Sim, são coisas que você não espera ganhar de natal, mas é muito legal, pois faz você se conectar com a família, abrindo e reagindo a isso, sem precisar gastar muito, e no final você vai acabar usando tudo que ganhou na meia, porque no caso são coisas muito úteis para o seu dia a dia.

Abrimos mais alguns presentes que faltavam e normalmente eles escrevem quem está entregando o presente para quem, porém dessa vez eles decidiram ser criativos no nome da pessoa que estava entregando e colocaram pessoas famosas, e no final precisávamos ver quem tinha nos presenteado para podermos agradecer. Achei muito criativo e provavelmente é mais uma coisa que vou tentar adicionar no meu natal.

Após almoçarmos fizemos uma coisa que é muito comum no dia de natal em cidades grandes, nós fomos no cinema. Sim, parece loucura, e vocês devem estar pensando quem vai para o shopping assistir filme num dia como esse, pois é, o cinema estava lotado e isso é mais uma tradição louca dos americanos, e se vocês fazem isso, ou já fizeram no dia de natal, comenta comigo, pois quero muito saber se é uma coisa comum no Brasil também e só eu que não sabia.

No final do dia comemos a nossa última refeição natalina e ainda estava esperando pelo peru, porém não rolou. O legal é que a família do filho da Ro é metade mexicana, então tivemos alguns pratos mexicanos dessa vez, que não são muito a minha praia, pois tinham queijo, mas o que me fez lembrar de casa é que eles prepararam uma picanha linda, nem sei se era picanha o tipo de carne, mas estava com sabor de carne de churrasco no Brasil, pensa se não fiquei feliz.

E o dia acabou assim, todos estavam presenteados, com a barriga cheia e muito amor no coração. Fico feliz de poder ter tido a oportunidade de ver as tradições de outra família no natal, principalmente de uma família americana e quero levar as tradições deles comigo e fazer uma mistura de culturas que é a coisa que mais amo fazer.

Espero que vocês tenham gostado desse post contando um pouquinho da cultura americana, e espero que o natal de vocês tenha sido incrível e um bom feliz ano novo para todos!!

Uma das coisas mais comuns nos Estados Unidos é ir em um restaurante e tomar o seu café da manhã com o Papai Noel, adorei a ideia e as crianças ficam loucas para falar com ele.

Xoxo, Bruna Galati




Um comentário:

  1. Nunca imaginei ir ao cinema no dia de Natal
    Muito interessante esse post, conhecemos um pouco da cultura americana. Mais uma vez obrigado por relatar com tanta riqueza de detalhes

    ResponderExcluir