quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Primeira semana de aula



O primeiro dia de aula foi exatamente como eu esperava, um típico primeiro dia em uma escola nova, sabemos que nunca é fácil. Estava ansiosa para começar as aulas e entender realmente, ou quase, como é a vida de um adolescente americano. Vou começar contando sobre como foi difícil achar minhas salas, se eu falasse que achei com facilidade, sem me perder e sem esbarrar em alguém, seria mentira. Nós temos cinco minutos para trocar de sala, e eu jurava que seria igual nos filmes que os adolescentes têm tempo de pegar os livros nos armários, conversar com os amigos, ir no banheiro e ainda sobra um tempo para cantar e dançar no corredor, a iludida, no máximo nós conseguimos pegar um livro no armário e dizer oi para algum amigo, pois normalmente as salas não são próximas umas das outras. E sem contar que é uma correria nos intervalos das aulas, quase fui atropelada algumas vezes, demorou uns dias para eu entender o sistema de como as pessoas se deslocam para as classes.

- O que vou compartilhar com vocês são informações sobre a minha escola, então pode ser que nem toda escola tenha os mesmos métodos e regras. –

Como disse lá em cima, nós temos cinco minutos para chegar a nossa classe e depois que esses minutos acabam, toca um sinal determinando o começo da aula e se o aluno não estiver dentro da sala, depois do alarme, o professor considera isso como atraso e coloca falta para o aluno, porém ocorrem muitos casos de que o aluno precisou conversar uns minutos depois do termino da aula com o professor, ou precisou ficar um tempo a mais por estar terminando um teste, então o professor da aula anterior assina um papel determinando o motivo do seu atraso e a falta do aluno, por atraso, é retirada.
Por conta disso, eu tenho muito medo de perder a hora, então nem tento ir ao banheiro durante esse período de tempo, e vocês devem estar se perguntando: ‘’Mas como ela está fazendo para pegar os livros para poder ir para a classe??’’  Primeiro preciso compartilhar que todo aluno paga uma taxa, mesmo sendo escola pública, no valor de $95 dólares, e com isso a escola nos empresta todos os livros necessários para as matérias que estamos cursando e normalmente os livros estão com um estado bom, porém eles são muito pesados para carregar todos os dias nas nossas costas, então em cada sala, os professores têm livros extras para emprestar para os alunos, caso seja necessário o uso deles durante o período de aula. E é por conta disso que eu não preciso, e não perco tempo, de ir atrás do meu armário, pois não tenho a necessidade de levar os livros, e minha mochila fica comigo o tempo todo, pois não é pesada e apenas carrego os meus cadernos para anotações. Uma coisa que preciso me acostumar é com o cadeado do armário, pois no começo é bem complicado de entender como ele funciona.

 

Nos primeiros dias foi muito emocionante pegar o ônibus amarelo, não achava que um dia iria chegar a andar nele e hoje estou pedindo para não andar mais, mas o problema não é o ônibus, o problema é ter que acordar cedo, com medo de perde-lo e ainda andar até o ponto, e esperar no frio de Wisconsin, lembrando que ainda não é inverno! Porém, sou muito agradecida pela dedicação do motorista, que com certeza acorda muito mais cedo que eu e ainda faz esse trabalho voluntariamente.



Meu sentimento na primeira semana não foi muito bom, acredito que é quase impossível se sentir confortável no começo, estou dizendo isso pois duas amigas minhas estão, ou passaram, pela mesma coisa. A três anos atrás eu mudei de escola e no primeiro dia de aula um grupo de meninas vieram conversar comigo, foram amigáveis e me acolheram, aqui é muito difícil encontrar isso, você acaba se sentindo um pouco sozinho, pois muitas vezes as pessoas não são acolhedoras, ou não estão interessadas em saber quem você é. E eu acabei descobrindo que sou um pouco tímida quando se trata de falar com alguém que não conheço, acho que por conta de ter medo de errar alguma coisa em inglês, porém isso é uma coisa que estou desbloqueando aos poucos e evoluindo todos os dias, eu percebi que preciso dar os primeiros passos, conversar com alguém, puxar assunto e me apresentar. Porém, como em qualquer escola, existem as pessoas que percebem que você está perdido ou isolado, e te chamam para fazer dupla, para tirar dúvidas ou até mesmo para sentarem juntos no almoço. Mas esse sentimento vai de pessoa, e acho que para mim acabou sendo mais um choque de cultura, por ser muito diferente do que eu estava acostumada. Fico feliz pois essa experiência está me fazendo sair da minha zona de conforto.
Sobre a hora do almoço, todos tem as suas próprias mesas, e a mesa que você sentar no primeiro dia de aula, vai ser a mesa que você sentará o resto do ano, e caso você e o seu grupo queiram trocar de lugar, vocês vão acabar arranjando briga por sentar na mesa de outras pessoas, outra coisa que é totalmente diferente da escola que eu estudava. No primeiro dia de aula eu e a Giulia sentamos em uma mesa com uma menina muito fofa e acolhedora, e nessa mesa sentaram mais três meninas, no começo nós tínhamos vergonha de puxar assunto e até mesmo de perguntar o nome delas, depois que percebemos que não estávamos fazendo nada para criar um vínculo de amizade, deixamos a timidez de lado e passamos a conversar mais com todas elas e isso facilitou muito as coisas.
Sobre os grupinhos que existem nos filmes e séries americanas, é verdade, eles existem, não é tão superficial como eles demonstram ser, mas tem os grupos dos jogadores de futebol americano, das líderes de torcida, da banda da escola, mas diferente dos filmes, nós conseguimos nos socializar com eles, mesmo que nossos interesses sejam diferentes. Mas posso dizer que eu não consigo me dar bem com os jogadores de futebol americano, não me julguem, eu tentei, mas eu não conheci um jogador que não se sentisse a última bolacha do pacote, e se um dia eu encontrar, eu conto para vocês. Apesar desse detalhe, eu fui no meu primeiro jogo de futebol americano da escola e a emoção que os alunos sentem assistindo o jogo é incrível, amei essa oportunidade. 

 


Eu gosto de todas as aulas que estou cursando, principalmente uma que trata sobre o sistema de leis americanas, como o nome já diz, nós aprendemos sobre leis e eu me sinto como se estivesse dentro da série How to Get Away with Murder, era uma das minhas saídas para não precisar estudar história e acabou virando minha matéria favorita. Outra coisa, que até escorreu uma lagrima quando eu descobri que tinha possibilidade de fazer, é a aula para pessoas que tem interesse em fazer jornalismo, e eu surtei e estou amando, não poderia perder essa oportunidade de jeito nenhum e por conta disso estou tendo que escrever, perder o medo de errar palavras em inglês, pois preciso entrevistar as pessoas e isso está me ajudando a evoluir o meu inglês.
Uma das matérias que eu sou obrigada a cursas aqui, para me graduar no Brasil, é educação física e eu escolhi fazer uma aula que se chama esporte em time, e nós temos todos os tipos de esporte nessa aula, estou aprendendo a jogar futebol americano e já descobri que sou péssima. Uma coisa que achei interessante que precisamos fazer para o professor nos avaliar e dar a nossa nota, é que em uma das aulas, nós precisamos correr do início da quadra até o meio dela, várias vezes, até chegar a 180 vezes (pelo o que eu me lembro) que significa que você pode tirar um A+ no seu boletim, nessa matéria. Outra regra que nos permite ter uma boa nota no boletim, em educação física, é que precisamos todos os dias trocar a roupa que estamos, caso seja uma roupa que não facilite os nossos movimentos, como calça jeans, por roupas de academia e temos um armário para colocar as nossas mochilas e outras coisas, e a minha sorte é que essa é a minha última aula do dia, então não preciso trocar de roupa para ir para casa, mas essa é uma escolha minha, pois normalmente as pessoas trocam.
Uma das coisas que me deixou chateada é que nem todas as aulas são disponíveis para o primeiro semestre, e é sempre bom escolher as suas aulas o quanto antes, pois pode acontecer de você demorar demais, e as aulas que você queira cursar estejam lotadas. Por conta do motivo de nem todas aulas serem disponíveis no começo do ano letivo deles, eu não pude escolher fotografia e decidi cursar artes, que achei que seria fácil apenas desenhar algumas coisas e estava tudo certo, até perceber que as pessoas que estão fazendo essa aula, são ótimos artistas, mas estou dando o meu melhor para tirar C+, que é a média e ficar feliz.
A forma como as mesas são colocadas, em dupla, trio, em roda, tudo depende do professor, eles decidem a forma que querem montar a sua sala, e as minhas aulas não são muito diferentes do padrão, enfileirado e olhando para o quadro, acho que tenho apenas duas aulas que os professores mudaram as cadeiras de lugar.


Sobre conseguir acompanhar as aulas ou não: Nos primeiros dias fiquei um pouco perdida, não sabia se prestava atenção ou anotava, principalmente em anatomia, que são muitos nomes e termos diferentes, mas a pessoa do meu lado me ajuda muito, caso eu não consiga anotar alguma coisa, e se eu tiver alguma dúvida, tenho total liberdade de perguntar para a professora. Outra aula que estou me acostumando aos poucos, é álgebra 2, a matéria em si, é fácil, fico impressionada que por enquanto não estou tendo dificuldades e olha que não sou muito chegada em exatas, o único problema é a forma que a professora corrige os exercícios, oralmente e tudo mais, mas é apenas mais uma coisa que eu preciso aprender e me acostumar, e mesmo assim, todos professores demonstram muita paciência e gostam quando tiramos nossas dúvidas.
Uma coisa que estava quase esquecendo, para ir para a escola, antes precisamos tomar o café da manhã, uma das coisas que estou aprendendo a gostar, pois não era muito chegada em comer de manhã, por serem duas meninas dividindo um banheiro e ainda com o horário marcado para o ônibus nos buscar, nós acordamos as 5:30 da manhã, então minha força de vontade para ir arrumada para a escola, desapareceu no segundo dia, mas bato palmas para as meninas daqui, que conseguem acordar cedo, fazem o cabelo e ainda passam o dia de salto, elas são dedicadas!

Então foi isso, alguns detalhes e coisas que lembrei da minha primeira semana de aula. Nós vivemos um dia de cada vez, e cada dia mais eu estou aprendendo a cultura americana e me encaixando na sociedade, e o mais importante, estou evoluindo. Por isso, se você passar pela mesma situação que a minha, de se sentir sozinho, não surte e nem pense em desistir, apenas acredite, as coisas sempre melhoram!
Prometo que o próximo tópico que vou falar aqui no blog vai ser sobre como as matérias, algumas aulas, testes e semestres funcionam, pois, eu sei que esse post ficou um pouco vago em relação a isso, porém quis focar mais nos meus sentimentos e opiniões sobre essa primeira semana.
Não esqueçam de curtir a página do blog para ficar ainda mais ligado nas novidades sobre o meu dia a dia, LINK à https://www.facebook.com/Brazilinthepocket/?ref=aymt_homepage_panel


XOXO, Bruna Galati

Um comentário: