quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Um pouco sobre escolas americanas


- Lembrando que nem todas as escolas são iguais, as informações que vou compartilhar são baseadas na minha escola -
Agora que já fiz minha primeira prova aqui, e tenho uma ideia de como a escola funciona, posso contar alguns detalhes para vocês.
Quando fui escolher as classes que iria cursar, faltavam alguns dias para as aulas começarem, por conta disso, algumas aulas que eu tinha interesse em fazer estavam cheias e outras aulas só estavam disponíveis para o segundo semestre, mas no final, acabei gostando muito do meu horário.
 Queria explicar que existem aulas aqui que são chamadas de, por exemplo: ‘’AP Calculus’’, e essa sigla “AP” significa que a aula é relacionada com as faculdades, e por conta do estudante estar cursando essa aula, ele recebe créditos para entrar em uma boa faculdade. Obviamente não é fácil e no final do ano o aluno faz um super teste, e a nota que tirar é colocada no currículo para mandar para as faculdades. Eu obviamente não escolhi esse tipo de aula, por dois motivos, primeiro por ter achado que seria muita pressão, e realmente é, e segundo pois não estarei aqui no dia do teste.
Antes que eu esqueça, nós, intercambistas, temos regras a serem seguidas na hora de escolher as aulas, pois só assim as nossas horas de estudos, no exterior, são validos para o Brasil. Nós precisamos cursar, no mínimo, uma aula dentro desses cinco tópicos a seguir:
- Inglês (Idioma)
- Estudos Sociais
- Educação Física
- Matemática
- Ciência
Coloquei ‘’Idioma’’ nos parênteses, pois na verdade temos a possibilidade de cursar outros idiomas, dependendo da sua escola e do seu interesse, mas a aula de língua inglesa é obrigatória no histórico do intercambista. As opções que eu tinha dentro do tópico “Inglês” eram:
- AP Literature & Composition
- College Prep English 
- Senior English Survey
- Oral Communication
- Contemporary Dramatic Literature
Acabei escolhendo a aula “Senior English Survey”, pois sou senior, que quer dizer que estou no terceiro ano do ensino médio, e no começo eu achava que aprenderíamos bastante gramática, mas na verdade essa aula me surpreendeu, pois nós fazemos muitas composições e estamos lendo bastantes livros, o que é ótimo para alguém que quer aprimorar o seu inglês. Não sei bem como as outras aulas funcionam, mas a Giulia está cursando a aula “College Prep English”, que é muito parecida com a que escolhi, porém algumas vezes os temas das redações e dos livros, são voltados mais para a faculdade.

As possibilidades de “Estudos Sociais” eram:
- AP Economics
- AP European History
- AP Government
- AP Psychology
- World History
- Economics
- Social Problems
- World Affairs
- Practical Social Studies
- Psychology
- American Legal Systems
Desde quando fechei o meu intercâmbio, estava determinada a fazer de tudo para não ter que estudar história, pois muitas vezes tenho dificuldades com essa matéria e não queria ter problemas com as minhas notas aqui, então escolhi “American Legal Systems”, que aborda informações sobre as leis dentro da América, e é uma aula muito divertida, pois além de ser diferente, eu aprendo coisas dos Estados Unidos que nunca imaginava que poderia ser assim, e acabo sempre fazendo uma comparação básica com o Brasil, e o interessante é que o professor deixa eu compartilhar com a classe, algumas leis diferentes que temos e não temos no Brasil, então acaba sendo uma troca de culturas. E nessa aula falamos muito sobre mortes, assaltos e tudo mais, mas não acaba sendo uma coisa sombria, pois o meu professor consegue deixar a aula divertida! (É uma aula ótima para quem quer ser advogado)

As aulas no tópico “Educação Física” eram:
- Strength, Power & Agility
- Team Sports
- Life-long Activities
- Current Fitness Trends
- Lifeguard Training
- Sports Medicine
Na hora de escolher essa aula, eu queria uma coisa bem tranquila, que não precisasse de muito esforço físico, e a aula “Life-long Activities” era perfeita, pois como a minha conselheira disse, é uma aula que pessoas idosas teriam vontade de fazer, porém quando fui ver, a aula estava lotada e acabei escolhendo “Team Sports”, que é como a aula de educação física no Brasil, a cada dia, semana ou semestre, um esporte diferente para jogar.

As possibilidades em “Matemática” eram:
- AP Calculus
- AP Statistics
- Pre-Calculus
- Calculus
- Finite Math
- Statistics
- Algebra 2 with Trigonometry
- Algebra 2
- Transition Algebra
- Geometry
- Mathematics of Financial Literacy
- Math in the Technical Fields
A matéria matemática aqui nos Estados Unidos, realmente é diferente da do Brasil, eles não cobram tanto, e eu acabei escolhendo “Algebra 2”, pois não queria correr o risco de ter dificuldades, e acabei percebendo que não tinha o porquê de me preocupar, então se você tem muita facilidade em exatas não tenha medo de escolher “Calculus” ou até mesmo uma AP, pois você vai se sair muito bem.

As possibilidades para “Ciências” eram:
- AP Biology
- Anatomy & Physiology
- AP Chemistry
- AP Physics
- Introduction to Physics
- AP Environmental Science
- Ecology
- Science Applications
- Science Trends
E a classe que escolhi foi “Anatomy & Physiology”, que basicamente são coisas que aprendi no passado, (corpo humano, células, etc.) e tive dificuldades, mas dessa vez estou me dedicando muito e fiz meu primeiro teste na quarta-feira, me senti confiante, 90% da prova era teste e 10% era perguntas dissertativas, espero ter atingido as minhas expectativas e ter ido bem.

Além dessas categorias obrigatórias, nós temos chances de escolher mais três aulas, pois temos sete aulas por dia, e então somos livres para escolher qualquer matéria que quisermos, e entre os tópicos que eu não mencionei lá em cima estão:
- Art
- Business
- Computer Science
- English
- Family & Consumer Science
- Music
- Technology and Engineering Education
- Project Lead The Way
- Television Art
- World Language (German, Spanish and Chinese)

Não vou escrever todas as aulas que estão incluídas nesses tópicos, pois são muitas, mas com os títulos já dá para ter uma ideia de quais tipos de classe vocês irão encontrar. Além de todas essas aulas diferentes, uma coisa que achei totalmente interessante é que durante toda a semana os alunos têm as mesmas sequências de aulas, por exemplo eu tenho anatomia na primeira aula, durante um semestre, todos os dias, eu terei anatomia no mesmo horário, muito diferente do Brasil, que todos os dias temos horários e aulas diferentes.
Na minha escola nós não temos uma semana de prova, normalmente nós fazemos testes assim que os professores acabam de ensinar a matéria, muitas vezes no mesmo dia, a nota desses testes é considerada como uma nota de participação, e te ajuda no futuro, caso você precise de uma nota extra, e as provas oficiais, cada professor escolhe um dia para elas. Além do ponto extra dos testes, se você for muito mal em uma prova, porém faz todas as tarefas de casa, tira dúvidas com o professor depois da aula, mostra para ele que você entendeu o motivo da sua nota baixa, e agora está 100% preparado para a prova, eles te dão permissão para refaze-la.
E se por algum acaso o aluno tiver algum problema na escola, notas, colegas de sala e até mesmo problemas em casa, a primeira pessoa que eles podem recorrer dentro da escola, é a sua conselheira, acho que ao todo, na minha escola, nós temos quatro conselheiras e a forma de saber quem é a sua, é pelo seu sobrenome, pois são muito alunos, e por conta disso a diretoria dividiu os alunos entre as quatro.
Então foi isso por hoje, algumas coisas diferentes que reparei em uma escola americana, que não estamos acostumados a ter no Brasil, e eu sei que os outros posts estão mais envolventes, com fotos e coisas legais, porém achei interessante e necessário compartilhar essas informações com as pessoas que tem interesse de fazer o ensino médio no exterior. Espero que vocês tenham entendido bem a essência das escolas daqui, foi um pouco complicado explicar sobre os tópicos e as matérias, porém dei o meu melhor para facilitar o entendimento de vocês! E para quem ainda não leu o post da semana passada, compartilhei detalhes sobre a escola que não falei aqui, não esqueçam de dar uma olhadinha lá depois.
Espero que vocês tenham gostado, e não vejo a hora de contar para vocês as novidades da próxima semana, o Homecoming está chegandooo!

Não esqueçam de curtir a página do blog para ficar ainda mais ligado nas novidades sobre o meu dia a dia, LINK àhttps://www.facebook.com/Brazilinthepocket/?ref=aymt_homepage_panel


XOXO, Bruna Galati

3 comentários:

  1. Sensacional, totalmente explicativo e esclarecedor. Imagino que irá tranquilizar muitas pessoas. Parabéns

    ResponderExcluir