domingo, 5 de novembro de 2017

Meus pais apoiam o programa de intercâmbio??


Bom, essa semana estava sem novidades para compartilhar, então perguntei para as minhas amigas o que deveria fazer e uma delas me falou que seria interessante pedir para as pessoas próximas a mim, que estão do outro lado, escreverem como elas estão lidando com isso, a saudade e a ansiedade de querer receber notícias sobre a filha, amiga ou namorada.
Achei interessante isso, pois assim consigo mostrar os dois lados da moeda, o sentimento da pessoa que está vivendo tudo isso e o de quem está esperando ela voltar.
Dessa vez as vítimas para escreverem para o blog foram os meus pais e vamos ver a opinião deles sobre tudo:

Visão de mãe de um filho intercambista:
Na minha visão, saudades e preocupação de mãe são muito grandes, sempre pensamos: “Será que está comendo, dormindo, fazendo amigos, indo bem na escola?”, mas quando chega a primeira notícia da própria filha dizendo que tirou a maior nota em sua primeira prova, que está indo comer nos melhores restaurantes com seus amigos, dizendo que a comida é deliciosa, chega a dar um alívio, porém ao mesmo tempo o aperto no coração continua forte.
Quando isso acontece, chamo para conversa com ela por vídeo e vejo a alegria em seu rosto ou até mesmo em uma foto que ela postou, toda a minha preocupação e saudades ficam um pouco amenizadas. Daí digo para mim mesma: “Fiz a coisa certa e apoio a todos que queiram fazer!”.
O irmão mais novo pode até tentar fingir que não se importa, que não está com saudades, porém é o primeiro a querer saber das novidades da irmã em outro país, e não consegue esconder a empolgação, além do mais, ver a sua irmã vivendo uma aventura dessas faz com que ele crie coragem e vontade de fazer o mesmo.
E quem falou que só o ser humano sente saudades??? Os gatos são os primeiros a demonstrarem o sentimento, ficam horas pedindo para entrar no quarto da Bruna, e os quatro dormem juntinhos na cama dela, também destroem a cama arranhando a mesma, porém acho que isso é só farra deles!

Visão de pai de um filho intercambista:
Sinto uma mistura de sentimentos, por um lado a sensação de expor seu filho às inseguranças de um outro país e não adianta falar que é país de 1° mundo, pois também tem suas inseguranças. Por outro lado, é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada. É claro que a saudade bate, porém hoje em dia as redes sociais, se não substituem a presença física, pelo menos minimizam a distância. Realmente controlar a saudade não é fácil e me arrisco a dizer que isso não é exclusividade de pai, mãe e irmão, pois na outra noite, curiosamente todos os gatos dormiram na cama da Bruna, para mim isso é saudades. Enfim, mesmo com todas essas misturas de sentimentos, digo com toda certeza que todo o sacrifício está valendo. Sou "intercâmbio futebol clube" e tendo a possibilidade recomendo.”
E essas são as opiniões dos meus pais sobre o meu intercâmbio. Acho que se você tem um sonho de fazer o ensino médio fora do seu país, você precisa mostrar para os seus pais, com todas as suas garras, que é uma oportunidade única e maravilhosa. Intercâmbio é uma coisa focada para o aperfeiçoamento na língua inglesa, porém tem muito mais por trás disso, o adolescente amadurece as suas ideias, as suas responsabilidades, as formas de lidar com o dinheiro, de estudar, pois tudo que estamos fazendo aqui não pedimos a permissão dos nossos pais ou não temos a supervisão deles de dizer se está certo ou errado. E eu consigo ver o meu amadurecimento em relação a muitas coisas e é claro o avanço na língua é visível, não estou falando isso da boca para fora, estou dizendo isso pois realmente recebo elogios. E na minha opinião, 6 meses é uma escolha boa, mas ficar 1 ano é uma decisão perfeita, pois você tem mais tempo de aproveitar tudo, sem ser uma coisa corrida, sério, um semestre passa voando. É incrível ter oportunidade de aprender uma nova cultura, e compartilhar um pouco da sua, descobrir o que os outros pensam do nosso país e mostrar para eles que nem sempre os brasileiros são como representam nos filmes.
E se o problema for a questão financeira, existem muitas formas de encontrar intercâmbios com preços mais em conta. Intercâmbio não é uma coisa que se decide de última hora, e se você planejar com um bom tempo de antecedência, existem muitas formas de arrecadar dinheiro, vender coisas antigas, fazer rifas, conversar com as agências para ver as possibilidades de parcelas, bancos que financiam essa oportunidade e até mesmo vender bolo na porta da escola, qualquer coisa para realizar um sonho está valendo. E não estou brincando quando falo de vender o bolo, eu conheci uma menina que vendeu por um bom tempo brigadeiro na porta da minha escola e ela teve oportunidade de pagar mais da metade do intercâmbio dela para a Alemanha!
Tudo é questão de dedicação, força de vontade e correr atrás dos seus objetivos. Eu espero que todos um dia tenham a oportunidade de estudar fora, seja no ensino médio, faculdade ou até mesmo trabalhando, é uma coisa única e acho que nunca seria capaz de explicar totalmente como é viver tudo isso e sou extremamente grata pelos meus pais terem agarrado essa ideia quando contei para eles o meu plano.
Esse foi o post de hoje, um pouco fora do padrão dos outros, porém é sempre bom dar uma inovada, e se vocês tiverem gostado de saber a opinião de quem está no Brasil, eu posso pedir para mais pessoas escreverem!!


XOXO, Bruna Galati

Um comentário:

  1. Muito bom. Participação da familia e reconhecimento são muito importantes

    ResponderExcluir